O BMW M4 é, para muitos, um dos melhores carros desportivos da gama BMW. Contudo, temos de admitir: além da fama, merecem também o proveito. Falamos de carros que chegam ao mercado automóvel com um motor mais potente e com uma suspensão mais eficiente.
Como sabemos que na hora da compra todos os detalhes contam, não podemos deixar de referir as grandes diferenças entre os modelos M4 da BMW.
Com a mesma velocidade máxima de 250 km/h, a aceleração do BMW M4 Coupé de 4.3. Bom, não é? Todavia, quase parece ser uma desvantagem quando comparada com a do BMW M4 Cabrio, cujo valor é de 4.6.
É certo que ambos os carros têm 431 cv, mas na prática o M4 Cabrio consome um pouco mais: 10,2 litros aos 100 km, enquanto o Coupé consome 10 litros para a mesma distância.
Quanto ao interior do BMW M4, como seria de esperar, um carro pensado para os mais desportistas. Contudo, na BMW isso não significa descurar o conforto. No caso do BMW M4, destacam-se os bancos desportivos com encostos de cabeça integrados e apoio lateral. Além disso, tem também um apoio de joelhos, junto à consola central.
Já o posto de condução é feito a pensar nas pistas e nas velocidades. Assim sendo, o volante do BMW M4 é revestido em pele e os comandos podem ser utilizados para ativar definições individuais, enquanto as patilhas de velocidade e a embraiagem facilitam a mudança de velocidade mais rápido do que nunca. Tem mesmo de marcar o test drive e de o experimentar!
Como já referimos, a gama M da BMW é a mais desportiva da BMW. Ainda assim, o BMW M4 Competition consegue destacar-se por ser o carro mais potente. Logo, é o carro ideal para aqueles que privilegiam um tipo de condução mais arrojada.
Com um motor a gasolina de 6 cilindros em linha e 450 cv, este carro inclui o Pack Competição da BMW. Se ainda não conhece, saiba que este extra inclui uma suspensão adaptada, que vem com molas amortecedores e barras estabilizadoras especialmente configuradas tendo em conta o desempenho de competição.
Além disso, os bancos são especialmente leves, de forma a combinar um suporte adequado, que se adapta mesmo a situações de condução mais rígida.
Quanto ao BMW M4 Coupé, este caracteriza-se pela sua construção leve e inteligente. Depois do M3, o BMW M4 destacou-se no mercado por apresentar uma agilidade ainda maior.
Com 450 cv e uma aceleração de 4.3 segundos, este carro da BMW pode consumir entre 9,3 e 10 litros por cada 100 km. Já o nível de emissões pode variar entre 213 e 227 g por km percorrido.
A transmissão automática de dupla embraiagem vem equipada com 7 velocidades e os amortecedores são adaptáveis, de forma a garantir o conforto, mesmo nas viagens mais longas.
Por último, tem o BMW M4 CS – Club Sport – e é uma das versões que chegou a Portugal numa edição limitada. Funcionando como um intermédio entre o BMW M4 e o BMW M4 GTS, que entretanto já deixou de ser produzido, este carro tem 460 cv e um motor 3.0 de seis cilindros com dois turbos.
Caracterizado por uma velocidade máxima de 280 km/h, é uma das versões de alta performance da BMW.
O preço do BMW M4 varia consoante o modelo que procura. Atualmente, tendo em conta os preços de mercado, a partir dos 117 mil euros já pode comprar um M4 Coupé. Quanto ao Cabrio, este já só está disponível a partir dos 137 mil euros.
No caso de se tratar de um modelo usado, pode conseguir o seu carro a partir dos 77 mil euros. A diferença de preços também se aplica caso o BMW M4, seja manual ou com uma transmissão de embraiagem dupla M com Drivelogic. Neste último caso, pagaria cerca de 2 mil euros mais.